-
Arquitetos: Carvalho Araújo
- Ano: 2015
-
Fotografias:Hugo Carvalho Araújo
-
Fabricantes: Lunawood
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa do Gerês localiza-se numa encosta íngreme do Vale da Caniçada onde existia uma pequena habitação e um ribeiro. A construção existente na cota superior do terreno, eventualmente sujeita a pequenas derrocadas, determinou a deslocalização da nova construção e, consequentemente, a demolição da existente.
A nova construção relaciona-se com o terreno de uma forma bastante espontânea, tirando partido da pendente acentuada, do pequeno ribeiro e da vista privilegiada sobre a paisagem. O acesso é feito a partir da cota superior, garantindo uma vista ampla sobre o terreno e sobre a cobertura da casa, que se encastra no terreno como uma rocha. Mas é no seu interior que a amplitude visual permite (re)descobrir o terreno que se projeta encosta abaixo, marcado pelo percurso irregular do ribeiro que forma um pequeno lago na cota mais baixa.
O edifício estrutura-se em dois elementos, um volume elevado de madeira que assenta numa base de betão, que se projeta sobre o terreno e sobre a linha de água. A utilização destes dois materiais prolonga-se no interior da habitação, onde não se procura um programa convencional, mas antes espaços amplos, funcionais e polivalentes, onde o lazer e o trabalho se confundem.
O espaço social da casa assume especial protagonismo, materializado num grande salão central que se prolonga para o exterior através de uma grande varanda. A cozinha e serviços dispõem-se no mesmo piso do salão e o programa mais íntimo surge num segundo nível, relacionando-se com o anterior sob a forma de mezzanine.
Originalmente publicado em Janeiro 25, 2016.